Sexta-feira, 21 de Julho de 2017
Bagé/RS
  • min
  • 15º
  • máx
Predomínio do sol
Simpósio 2015 Feira de Terneiros Nov. 2013

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa na próxima semana

26/04/2017 - Geral

Começa na próxima segunda-feira, dia 1º, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. A expectativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI é vacinar, até o final da campanha, que termina dia 31 de maio, cerca de 13,8 milhões de bovídeos.

Além do prazo de vacinação, os produtores devem ficar atentos a outras instruções, como o prazo para aplicação do produto após a compra, que é de cinco dias; da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal) para movimentação dos animais, cujos prazos são de 15 dias para animais vacinados, sete dias para aqueles que já têm duas vacinações, e a qualquer momento após a terceira. Os animais destinados a abate imediato, durante as etapas oficiais, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa, bem como de comprovação para emissão da GTA.

As doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado. Após a vacinação, os produtores têm que comprovar a imunização do rebanho na Inspetoria Veterinária de seu município, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo.

O Rio Grande do Sul é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação. O último caso registrado da doença no Estado foi em 2001.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas junto à Inspetoria Veterinária, através do telefone (53) 3240 5360, ou, também, na SEAPI, (51) 3288 6200.
 

 

Comente essa notícia

Veja mais notícias em destaque

Cadastre-se no site

Cadastre-se no site da Associação Rural e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da entidade.

Redes Sociais

Agenda de Eventos

Indicadores Rurais

Bagé-RS
Rio Grande-RS

ruralbage.com.br Todos os direitos reservados.

Av. Portugal, 495 - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves
CEP: 96415-000 - Bagé/RS - Fone: 53 3242.5262 - 3242.8888