Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
Bagé/RS
  • min
  • 12º
  • 25º
  • máx
Predomínio do sol
Simpósio 2015 Imagem 6

Bagé sedia interiorização da Secretaria Estadual da Agricultura

22/05/2017 - Geral

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 18 e 19 de maio, a segunda rodada do processo de interiorização. Pelotas e Bagé, que sediam duas das 19 supervisões existentes no Estado, receberam os encontros que têm por objetivo aproximar a secretaria dos produtores, prefeitos, secretários municipais de agricultura, sindicatos, cooperativas, associações e demais entidades. Ontem, em Bagé, as atividades foram desenvolvidas no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, sede da Associação e Sindicato Rural.

O titular da pasta, Ernani Polo, apresentou dados relativos à importância da agricultura e pecuária para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, tais como números sobre a produção de grãos, carnes, ovos e leite. Ele também abordou os programas que estão em andamento na secretaria, como o Agro+ RS, que visa desburocratizar e atualizar normas em vigor atualmente, o Conservar para Produzir Melhor, que pretende contribuir para a melhoria da fertilidade dos solos e da produtividade agrícola, através de uma política permanente de Estado, e o Pró-Oliva, que incentiva o plantio de oliveiras no Estado. Na área de defesa animal, Ernani Polo falou, entre outros assuntos, sobre a vacinação da febre aftosa, cuja primeira etapa já está em andamento e o prazo se encerra no dia 31 de maio, e a intenção de, no futuro, obter a certificação de Zona Livre de Aftosa sem vacinação (hoje, o Brasil possui a certificação mediante vacinação).

Para o secretário, “a interiorização permite apresentar os programas e ações que estão em andamento, além de ouvir demandas e sugestões que possam vir a contribuir e aprimorar o trabalho de nossas equipes. Iremos percorrer todas as 19 supervisões regionais nos próximos meses e contamos com a presença de prefeitos, secretários de agricultura, entidades e demais membros do setor primário gaúcho que queiram se inteirar sobre nossas atividades, esclarecer dúvidas e, também, opinar”.
Diretores e coordenadores da Seapi apresentaram aos presentes as demandas de seus respectivos setores. Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, apresentou as 25 câmaras existentes, sendo 23 setoriais e duas temáticas. Ele anunciou que, na tarde do próximo dia 25 de maio, na Fenasul/Expoleite, será criada a câmara da noz pecã, responsável por implementar o programa de estímulo a esse segmento em nosso Estado.

Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários; Vilar Gewehr, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal; e Antônio de Quadros Neto, o Cacaio, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, através de slides, mostraram as atividades que estão sendo desenvolvidas em nome da sanidade dos produtos de origem animal e vegetal.

Ao final de cada reunião, foi aberto espaço para perguntas dos participantes, respondidas pelos diretores e supervisores da Seapi, e pelo secretário Ernani Polo.

FONTE: Adaptado de Jornal Minuano-Bagé/RS

Comente essa notícia

Veja mais notícias em destaque

Cadastre-se no site

Cadastre-se no site da Associação Rural e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da entidade.

Redes Sociais

Agenda de Eventos

Indicadores Rurais

Bagé-RS
Rio Grande-RS

ruralbage.com.br Todos os direitos reservados.

Av. Portugal, 495 - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves
CEP: 96415-000 - Bagé/RS - Fone: 53 3242.5262 - 3242.8888