Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
Bagé/RS
  • min
  • 12º
  • 25º
  • máx
Predomínio do sol
Público Feira de Terneiros Nov. 2013

Simpósio Produção de Soja reúne bom público em Bagé

03/07/2017 - Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha

Evento debateu questões econômicas da produção de soja, num ano de safra recorde, mas de preços baixos

Foram três dias de conhecimento e troca de experiências. Cerca de 700 pessoas passaram pelo Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, da Associação e Sindicato Rural de Bagé, promotora do 4º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, que este ano, além da tradicional programação, contou, também, com o 2º Encontro Regional de Soja em Várzea – Discussão de resultados, organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, parceiro do evento.

O encontrou aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 26, e registrou a presença de, aproximadamente, 100 pessoas, entre produtores, técnicos e profissionais envolvidos nos projetos do IRGA.

A abertura do Simpósio aconteceu no mesmo dia, à noite, e contou com a presença de autoridades políticas e representantes de entidades de classe, que prestigiaram as palestras da Senadora Ana Amélia Lemos, que falou sobre “Cenário econômico e político: atual momento e perspectivas para o Brasil”, e do diretor-presidente da Celulose Riograndese, o executivo Walter Lídio Nunes, que abordou o “A conjuntura atual e o custo Brasil.

Após as palestras, os participantes foram recepcionados num coquetel, seguido de uma Paella Campeira, preparada pela equipe de gastronomia do IRGA. A confraternização aconteceu no pavilhão dos estandes empresariais.

Por falar em empresas, este ano o Simpósio contou com o patrocínio e apoio de 40 importantes marcas, que expuseram seus produtos e serviços, oportunizando bons negócios aos produtores.

O evento continuou na terça-feira, dia 27, com palestras do economista-chefe do Sistema Farsul Antonio da Luz, que falou sobre “Buscando rentabilidade: da estância à empresa”; do Engenheiro Agrônomo Eduardo Muñoz, consultor técnico da Porteira Adentro, que explanou a respeito do tema “Arroz e soja na várzea: uma via de duas mãos!”; do Engenheiro Agrônomo João Paulo Sá Dantas, mestrando na Esalq USP, consultor e pesquisador de produção em soja, que abordou sobre “Manejo de solos de alto rendimento”; do Engenheiro Agrônomo Rodrigo Schoenfeld, Gerente da Estação Experimental do Arroz do IRGA, que trouxe para os participantes os resultados do “Projeto Soja 6000: Manejo de soja para altas produtividades em terras baixas”; do Engenheiro Agrônomo Paulo Dejalma Zirmmer, professor na UFPel, que pontou “Os 10 mandamentos da produtividade”; e, encerrando o Simpósio, falou para o público o Administrador Pedro Blos, diretor da SIMBRASIL, que tratou sobre “Gestão de resultados em tempos imprevisíveis”.

Todas as palestras contaram com painéis de debates, que foram moderados, respectivamente, pelo vice-presidente do Sistema Farsul, Gedeão Silveira Pereira, pelo Engenheiro Agrônomo e empresário, Bruno Barcellos, e pelo produtor e diretor da Associação e Sindicato Rural, Ronaldo Cantão.

Também na terça-feira, durante o intervalo do almoço, a empresária e produtora rural, Marta Mascarenhas, aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem à diretoria da Associação e Sindicato Rural de Bagé. Ela entregou ao presidente Rodrigo Borba Moglia um troféu com a base em madeira, contendo uma placa com o logotipo da entidade e com um “P”, da palavra “produtor”. A placa está ligada ao “P” por uma corrente, que, conforme explicou Marta, é para mostrar que produtores e entidade “são elos de uma mesma corrente”. Em seu discurso, durante a homenagem, a empresária ressaltou a importância histórica da Associação Rural e do legado deixado por gerações passadas, formando a força representativa da instituição. Além disso, ela afirmou que a homenagem estava sendo feita por ela, mas era em nome de todos os produtores rurais ligados ou não à entidade. “Quando falo que entidades fortes e produtor rural são elos de uma mesma corrente, quero dizer que verdadeiramente o são. As nossas entidades fortes são nossas vozes. Os produtores rurais sempre tiveram a maior de todas as coragens que foi assumir suas responsabilidades para com seu país. Por isso, somos e seremos sempre elos de uma mesma corrente: representações fortes são igual a produtores fortes”, disse ela.

A 4ª edição do evento encerrou na quarta-feira, dia 28, com a realização das oficinas técnicas, que foram ofertadas este ano pelas empresas Bayer, com o “Programa de pontos Bayer: benefícios da agricultura de precisão e diagnóstico nutricional”, Syngènta, que falou sobre “Percevejos: conhecendo para melhor manejar”, John Deere/Verdes Vales, que abordou a “Inovação em agricultura de precisão: preparo, plantio e colheita”, Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira (ARAFRO), que trouxe o tema “Descarte de embalagens de agrotóxicos”, Basf, com “Inovações e resultados Basf para a soja”, e Stara/Pilon Máquinas, que tratou sobre os “Resultados e vantagens do plantio de precisão”.

Próxima edição

De acordo com a comissão organizadora, o evento deve sofrer algumas mudanças para a 5ª edição, a começar pela quantidade de dias de realização, que não mais serão três, e sim, dois, e deve acontecer nos dias 02 e 03 de julho de 2018. “O Simpósio já está consolidado, assim como a participação do público bastante seletivo. A cada ano, o evento tem sido procurado por produtores e técnicos que realmente desejam agregar conhecimento e melhorar sua produção, e é por isso, que para o próximo ano pretendemos atender ainda melhor este seleto público”, afirmou o coordenador, Ricardo Zuliani.

 

Comente essa notícia

Veja mais notícias em destaque

Cadastre-se no site

Cadastre-se no site da Associação Rural e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da entidade.

Redes Sociais

Agenda de Eventos

Indicadores Rurais

Bagé-RS
Rio Grande-RS

ruralbage.com.br Todos os direitos reservados.

Av. Portugal, 495 - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves
CEP: 96415-000 - Bagé/RS - Fone: 53 3242.5262 - 3242.8888