Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
Bagé/RS
  • min
  • 17º
  • 30º
  • máx
Predomínio do sol
Jersey Simpósio 2015

Seminário Carrapato em Debate acontece na próxima terça

05/10/2017 - Expofeira de Bagé

Evento integra a 105ª Expofeira de Bagé

Entre as atrações da exposição-feira de rústicos mais antiga do país, a Expofeira de Bagé, que inicia na segunda-feira, dia 09, o Seminário “Carrapato em Debate” vai promover um debate em torno dos temas carrapato, Tristeza Parasitária Bovina – TPB e Mosca da Bicheira, problemas que causam aos produtores rurais sérios prejuízos, bem como ao setor pecuário como um todo.

Estima-se que os prejuízos com os problemas causados pelo carrapato, no Rio Grande do Sul, superem os R$ 350 milhões. A comissão organizadora do evento tomou essa e outras informações como base para propor o seminário, durante uma das mais expressivas feiras agropecuárias do Estado.

O evento, que terá início às 8h do dia 10, contará com a apresentação do programa Estadual do controle do carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina, por colaboradores do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI.

Na sequência, o Dr. João Ricardo Martins, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor – IPVDF, vai falar sobre “Resistência e alternativas de controle do carrapato”. Ainda pela manhã, acontece a palestra do Dr. Martín Altuna, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, do Uruguai, que vai abordar o “Projeto de Erradicação da Mosca da Bicheira (Cochliomya Hominivorax)”, explanando os resultados do trabalho que vem realizando no país vizinho.

Os temas serão debatidos, logo depois, num painel que contará com a moderação da Dra. Cláudia Cristina Gulias Gomes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul.

À tarde, o evento prossegue a partir das 13h30, com palestras do Dr. Ulises Cuore, também do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, do Uruguai, e do Dr. Sérgio Silva da Silva, professor na UFPel, que vão falar, respectivamente, sobre “Epidemiologia y control de Rhipicephalus (Boophilus) micropus en Uruguay. Tratamiento Generacional de la Garrapata”, e “Tristeza Parasitária Bovina: Estratégias de Profilaxia e Controle”.

O evento vai contar, ainda, com uma explanação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), que vai apresentar o case “Do campo ao curtume: os danos e as problemáticas do carrapato para a cadeia produtiva”; o CICB que é um dos patrocinadores do seminário.

As atividades da tarde se encerram com o painel de debates moderado pelo ex-pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Francisco Alves Branco.

Outras informações podem ser obtidas no site www.ruralbage.com.br, ou pelo telefone (53) 3242 8888.

O seminário “Carrapato em Debate”, que é gratuito, acontece no salão nobre da Associação Rural, e tem o patrocínio do CICB, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS), Boehringer Ingelheim, Plantar Sul e Programa Agronegócio, da Delta FM, e apoio do Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPI, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Bagé, Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO e Associação Bageense de Criadores de Ovinos – ABACO.

Programação

8h – Abertura
8h30 – “Estratégia Estadual do Controle do Carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina”, com colaboradores da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação - SEAPI
9h – “Resistência e alternativas de controle do carrapato”, com Dr. João Ricardo Martins, IPVDF
10h - “Projeto de Erradicação da Mosca da Bicheira (Cochliomya Hominivorax)”, com Dr. Martín Altuna, Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, Uruguay
11h – Painel de debate com moderação da Dra. Cláudia Cristina Gulias Gomes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul

---

13h30 – “Epidemiologia y control de Rhipicephalus (Boophilus) micropus en Uruguay. Tratamiento Generacional de la Garrapata”, Dr. Ulises Cuore, Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, Uruguay
14h30 – “Do campo ao curtume: os danos e as problemáticas do carrapato para a cadeia produtiva”, case do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)
15h - “Tristeza Parasitária Bovina: Estratégias de Profilaxia e Controle”, com Dr. Sérgio Silva da Silva, professor na UFPel
16h – Painel de debates com moderação do Dr. Francisco Alves Branco, ex-pesquisador da Embrapa Pecuária Sul
17h - Encerramento

Comente essa notícia

Veja mais notícias em destaque

Cadastre-se no site

Cadastre-se no site da Associação Rural e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da entidade.

Redes Sociais

Agenda de Eventos

Indicadores Rurais

Bagé-RS
Rio Grande-RS

ruralbage.com.br Todos os direitos reservados.

Av. Portugal, 495 - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves
CEP: 96415-000 - Bagé/RS - Fone: 53 3242.5262 - 3242.8888