Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018
Bagé/RS
  • min
  • 17º
  • 26º
  • máx
Pancadas de Chuva
Público Jersey

5º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha

04/07/2018 - Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha

Na manhã desta quarta-feira, 4 de julho, o 5º Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha, promovido pela Associação e Sindicato Rural de Bagé, chegou ao fim, depois de importantes debates.

Abrindo os trabalhos do último dia no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, o consultor Davi Teixeira, da SIA Brasil, falou sobre a fuga de lucro quando a propriedade rural não é trabalhada corretamente. “Ter agricultura de grãos e ter gado não significa que praticamos a integração lavoura e pecuária. Não adianta juntar atividades sem uma conexão planejada e estabelecida como sistema”, explicou.

Dando continuidade, um painel mediado pelo agrônomo Felimar Marcon, diretor da Assessoria Agropecuária Marcon, e pelo advogado Ricardo Paz Gonçalves, sócio da Affectum Consultoria, apresentou dois cases de sucesso na região: RT Agropecuária, representada por seu sócio Gilberto Raguzzoni, e a P.A.P. Jacintho Cantão, representada por seu sócio Ronaldo Cantão.

Durante o debate foram abordados assuntos como a importância de uma boa parceria rural e de executar um bom trabalho de integração entre as atividades agrícola e pecuária. “Historicamente a terra foi fator fundamental de produção. Hoje é o capital e o conhecimento”, destacou o mediador Felimar Marcon, apontando ainda uma boa gestão como importante diferencial.

Encerramento

Em seu discurso de encerramento, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia, fez questão de apontar sua frustração pelo pouco público que compareceu ao último dia de atividades. “A lavoura é uma realidade e está consolidada na região. Esta é uma oportunidade de evolução. Quem não quer evoluir, temos que respeitar, mas nós estamos fazendo a nossa parte, enquanto Sindicato”, pontuou.

Ainda segundo ele, havia esperança de que as pessoas entendessem a importância de promover o debate com exemplos de parcerias e integração na região. “Será que está todo mundo bem? Será que não vieram porque estão todos bem? Não têm problemas? Não é a realidade, não é o que está acontecendo”, finalizou, destacando a grande presença de público que o evento teve no primeiro e segundo dia.

Texto: Marcelo Rodriguez
Revisão: Graciela Freitas

Comente essa notícia

Veja mais notícias em destaque

Cadastre-se no site

Cadastre-se no site da Associação Rural e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da entidade.

Redes Sociais

Indicadores Rurais

Bagé-RS
Rio Grande-RS

ruralbage.com.br Todos os direitos reservados.

Av. Portugal, 495 - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Castro Alves
CEP: 96415-000 - Bagé/RS - Fone: 53 3242.5262 - 3242.8888